Estudos recentes revelam que 70% dos cuidadores de pessoas com demência sofrem de cansaço emocional extremo, enquanto 60% relatam fadiga física intensa.
A NOVA Information Management School (NOVA IMS) vai apresentar, no dia 25 de setembro, os resultados de dois estudos que sublinham a necessidade premente de melhorar a resposta às demências em Portugal. O evento ocorrerá no Campus de Campolide da NOVA IMS e reunirá especialistas, responsáveis políticos, representantes da Associação Alzheimer Portugal e cuidadores para debater estratégias de aprimoramento nos cuidados às pessoas com Alzheimer e outras demências, bem como o suporte aos cuidadores informais.
O estudo “Consenso Estratégico para a Gestão Integrada das Demências em Portugal” reflete sobre os desafios do sistema de cuidados e propõe soluções, como acesso a cuidados especializados, atendimento integrado, cuidados pós-diagnóstico e capacitação dos profissionais de saúde.
Ana Valverde, coordenadora do estudo e especialista em demências, enfatiza a importância de identificar as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com demência e seus cuidadores para promover ações que melhorem sua qualidade de vida.
Outro estudo, intitulado “Viver com Demências”, oferece um panorama da experiência atual da doença em Portugal, ressaltando a importância da educação preventiva e da formação de cuidadores, além da necessidade de respostas integradas entre os serviços de saúde e sociais.
Henrique Lopes, diretor do NOVA Center for Global Health, destaca que há margem para melhorias significativas na situação dos cuidadores sem grandes custos financeiros para o País.
Rosário Zincke, presidente da Alzheimer Portugal, defende que esses estudos são essenciais para sensibilizar os decisores políticos e impulsionar a criação de políticas que transformem a vida das pessoas com demência e seus cuidadores.
A participação no evento é gratuita e aberta ao público, mediante inscrição prévia através de formulário.