Com o apoio do Programa Interreg Espaço Atlântico, o NERA é um dos colaboradores deste projeto.
No dia 4 de outubro, uma sexta-feira, ocorrerá o primeiro webinar do Projeto DIBEST. Esta iniciativa tem como objetivo apresentar as atividades do projeto e oferecer uma oportunidade para conhecer o trabalho e a equipe envolvida. O Projeto DIBEST – Inovação Digital para a Economia Azul e Turismo Social é direcionado às microempresas do setor turístico da região costeira atlântica.
A proposta é fortalecer a competitividade e facilitar o acesso aos mercados por meio de ferramentas de tecnologia digital e promover a sustentabilidade ambiental.
Este primeiro webinar reunirá quatro países em dois fusos horários distintos. Para Portugal e Irlanda, a sessão começará às 10h30, enquanto para Espanha e França será uma hora mais tarde (11h30).
De acordo com a organização, o programa e os palestrantes ainda estão sendo definidos, mas está prevista a apresentação de informações sobre os fundos atualmente disponíveis para as empresas em Portugal.
Sob a supervisão do Programa Interreg Espaço Atlântico, o NERA participa como um dos parceiros do projeto, que inclui um programa de transferência de conhecimento com capacitações, webinars, workshops, planos de desenvolvimento, mentorias e outras ações voltadas à digitalização empresarial.
Um dos principais objetivos do projeto é estabelecer uma rede transnacional de microempresas. É importante destacar que a parceria envolve uma abordagem de tripla hélice: pesquisa, turismo e componente empresarial, abrangendo um total de doze parceiros de Portugal, Espanha, França e Irlanda.
Do lado português, além do NERA – Associação Empresarial dos Empresários da Região do Algarve, a parceria conta também com a Universidade do Algarve – CRIA, o Sines Tecnopolo e o Turismo do Algarve.
O Projeto DIBEST – Digital Innovation for Blue Enterprises & Social Tourism, com previsão de conclusão em julho de 2026, é cofinanciado pelo Programa Interreg Espaço Atlântico, através do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.
Para mais informações e inscrições, acesse o link disponível.