Bensafrim será o local central desta prova nacional marcada para o dia 6 de outubro, às 9h00, apresentando três percursos ao longo da Mata Nacional de Barão de São João.
A autarquia de Lagos destaca que o XCM, ou Maratona Cross-Country, é uma modalidade de ciclismo de longa distância, geralmente superior a 60 km, “que exige resistência física e habilidade técnica dos ciclistas, aproveitando ainda a componente de aventura e contato com a natureza”.
Nesta nova edição, estarão disponíveis três percursos: 84 km (maratona elites) e 64 km (maratona curta) para atletas federados, além de 45 km (meia-maratona) aberta a não federados. Uma característica notável desta prova é a sua capacidade de reunir amadores e profissionais no mesmo pelotão, sendo direcionada a federados e não federados de ambos os sexos, incluindo paraciclistas, o que reforça a inclusão da iniciativa. As inscrições continuam abertas até o final do dia 3 de outubro e podem ser feitas aqui.
A 4.ª Prova da Taça de Portugal XCM é resultado de uma colaboração entre a Câmara Municipal de Lagos, a Federação Portuguesa de Ciclismo, a Associação de Ciclismo do Algarve, o Grupo Popular das Portelas, a Associação Pisa Moitas, a Estrela Desportiva de Bensafrim, a União de Freguesias de Bensafrim e Barão de São João, o IPDJ e a Decathlon.