O Portimonense, da II Liga, avançou neste sábado, dia 21, para a terceira eliminatória da Taça de Portugal de futebol ao vencer, fora de casa, o Vianense, do Campeonato de Portugal, por 3-1, em um jogo em que todos os gols foram anotados na segunda parte.
Paulo Vítor (51 minutos), Elijah (65) e Chico Banza (84, de pênalti) marcaram os gols que garantiram a vitória justa do Portimonense, 11.º colocado da II Liga, sobre o Vianense, que compete dois níveis abaixo (quinto classificado da série A do Campeonato de Portugal). O Vianense foi capaz de resistir na primeira parte, mas sucumbiu na segunda devido a erros próprios.
A primeira parte foi equilibrada, mas com um leve domínio algarvio, que poderia ter se concretizado aos 20 e 28 minutos, em tentativas de Elijah e Ruan, ambos pela direita.
O Portimonense voltou mais determinado para a segunda parte e abriu o placar logo aos 51 minutos, após um remate de Paulo Vítor dentro da área, que Peixoto não conseguiu defender adequadamente. O segundo gol veio aos 65 minutos, após um erro grave de Davi na saída de bola do Vianense, permitindo que Elijah marcasse.
Os treinadores fizeram alterações nas suas equipes, e o Vianense respondeu bem, chegando perto de diminuir a desvantagem com jogadores que saíram do banco, primeiro com Tino (72) e depois com Correia (74).
No entanto, foi o Portimonense que ampliou o placar, com Chico Banza convertendo uma penalidade (84) em virtude de uma falta de Davi sobre ele.
A equipe da casa conseguiu ainda um gol de honra, marcado por Correia, já nos minutos finais, com um remate rasteiro dentro da área.