No dia 18 de setembro, a Unidade Local de Saúde do Algarve lançou o “Projeto oncoSEGUE” na região do barlavento algarvio, visando aumentar o acesso a consultas de oncologia médica, tratamentos oncológicos com medicação oral e injetável, além de promover discussões de casos clínicos com médicos de Medicina Geral e Familiar, e melhorar a articulação entre os Cuidados Paliativos Hospitalares e Comunitários.
O objetivo principal deste projeto é reduzir o tempo de espera entre o diagnóstico ou suspeita de câncer e a primeira consulta hospitalar. Além disso, visa possibilitar que pacientes de baixo risco possam ser acompanhados de perto por seus médicos de família, evitando assim deslocações frequentes ao hospital. As análises podem ser colhidas no Centro de Saúde e processadas no Hospital de Portimão, e há um esforço para otimizar a coordenação entre os cuidados paliativos hospitalares e comunitários.
Segundo José Manuel Almeida, Diretor Clínico, a iniciativa permitirá diminuir o número de deslocações dos pacientes e seus familiares, aumentando a proximidade dos cuidados e reduzindo os custos com transporte e o absentismo laboral dos familiares. “Este projeto reforça a missão da ULS, promovendo a integração e a proximidade dos cuidados com os cidadãos”, destaca Almeida.
O projeto teve início em Aljezur e será realizado semanalmente em Lagos às terças-feiras, no Hospital das Terras do Infante às quartas, alternando entre Monchique e Silves, e nas quintas-feiras em Aljezur e Vila do Bispo, também de forma alternada.
O OncoSEGUE conta com uma equipe multidisciplinar formada por médicos, enfermeiros e farmacêuticos.