Register

registo de usuário
ou Cancelar
Login Close
---

a sua agenda dos eventos

---
A+ A A-

12º FESTIVAL DE MÚSICA AL-MUTAMID

Início: 27 Jan 12 21:30
Fim: 27 Jan 12 23:30
(+351) 282 380 434 Auditório Mun. Lagoa

Festival AL-MUTAMID  no  Auditório Municipal Lagoa

Este festival de música pretende recordar o rei poeta Al-Mutamid, filho e sucessor do rei de Sevilha Al-Mutadid. Muhammad Ibn Abbad (Al-Mutamid) nasceu em Beja (1040) e foi nomeado governador de Silves com apenas 12 anos, tendo aí passado uma juventude refinada. Em 1069 acedeu ao trono de Sevilha, o reino mais forte entre os que surgiram em Al-Andalus após a queda do Califato de Córdoba. Em 1088 foi destronado pelos almorávides  e recluido em Agmat, a sul de Marrakech onde viria a falecer em 1095. O seu túmulo, conservado até hoje, “tornou-se símbolo dos mais belos tempos de Al-Andaluz” (F. Gabrieli).
Excelente poeta, “Al-Mutamid foi o mais liberal, magnânimo e poderoso de todos os taifas de Al-Andaluz. O seu palácio foi a pousada dos peregrinos, o ponto de reunião de todos os engenhosos, o centro a donde se dirigiam todas as esperanças...” (Ibn Jaqan)

O 12º Festival de Música Al-Mutamid irá centrar-se na música do Médio Oriente e na dança oriental do Egito. Os 2 grupos que irão participar em 4 espetáculos são Sunqur Sa Di Ensemble (Egito / Marrocos) e Beth Nahrin (Siria / Marrocos).

O grupo Sunqur Sa`di Ensemble apresenta um espetáculo de danças tradicionais de Egito:
"Tanoura dança". A sua origem está intimamente relacionada com a dança sufí Mawlawi, que através dos seus giros conetam-se com o céu e com a espiritualidade. Voltas intermináveis, com um vestido multicolor do bailarino que cria a ilusão de um caleidoscópio humano. Esta dança pode ser observada sobretudo durante a "Mooled", festividades que têm lugar na cidade do Cairo islâmico, e últimamente em todo o mundo em eventos culturais e festivais. “Dança Saidi”: tem a sua origem no alto Egito e representa a luta dos homens com o seu tahtib (bastão). É uma dança muito energética, que com os seus saltos segue o ritmo do tabal e do mizmar.
“Dança Núbia”: a Núbia, no sul de Egito e parte de Sudão, é uma região muito passível e a sua dança e música são muito contagiantes com ritmos animados, e os seus movimentos delicados e fluidos.

Emad Selim: baile
Ali Damoun: tabal, bendir, darbouka e coros
Abdel Louzari: violino e voz
F. Depiagg: nay, mizmar e mijwiz

Dia 27 de Janeiro _ 21h30
Auditório Municipal de Lagoa (LAGOA)
Informações e reservas de bilhetes: 282380434 (recepção convento) 282380473 (loja)

Mesopotâmia (do antigo arameu Beth Nahrin “Entre rios”) é o nome pelo qual é conhecida a Zona do Próximo Oriente entre os ríos Tigre e Eufrates e que coincide aproximadamente com as áreas não desérticas do atual Iraque.
Beth Nahrin é também o nome de um grupo de música que tem como referência a música do Médio Oriente.
Beth Nahrin conta com a participação de uma bailarina de dança oriental que reflete nas suas expressivas danças todo um manancial de cor, exotismo e beleza, interpretadas com elegância e sensualidade.

Hicham Kheiri: violino
Salagh Sabbagh: darbouka
Abdessalam: nay e kanún
Christy Prieto: dança oriental


Subscrição ao newsletter

beige gray

AlgarvEventos 2011 - All rights reserved.