a sua agenda dos eventos

Switch to desktop Register Login

Exposição "Ouvir o oceano" no Museu de Portimão

Início: 13 Jul 19 18:00
Fim: 25 Aug 19 18:00

No próximo dia 13 de julho, pelas 18h00, será inaugurada no espaço exterior do Museu de Portimão, a escultura “Ouvir o oceano” da autoria da artista B.J Boulter. Esta é uma peça que representa um GOLFINHO com cerca de oito metros, inteiramente construído a partir da reutilização de resíduos de plástico.

Numa área de forte ligação à cultura marítima como é o caso do Museu de Portimão, do próprio Município de Portimão e do Algarve, esta iniciativa é uma forma de chamar a atenção e transmitir uma forte mensagem para a necessidade de proteger a beleza e a pureza dos oceanos, evitando a sua degradação e, em especial, através de materiais e embalagens de plástico.

Estas representam uma real ameaça de extinção de muitas espécies de peixes, crustáceos, mamíferos, tartarugas e recifes, pela poluição que provocam e esta escultura, simbolizando uma dessas espécies, o golfinho, lembra-nos a necessidade não só de pensarmos mas também de agirmos todos os dias para salvar o oceano, evitando a sua contaminação.
Esta escultura surgiu após uma viagem da artista a Durban, na África do Sul, onde B.J. Boulter se inspirou para este projeto, lembrando que observara “um mar bonito e chocante” polvilhado de plásticos.

O mar, nas suas mais variadas formas e abordagens é, deste modo, o tema que neste verão a programação temporária do Museu de Portimão nos propõe, tendo-se iniciado no dia 6 de julho, com “AQUARIUS” de Brigitte von Humbolt

AlgarvEventos 2011 - All rights reserved.

Top Desktop version