a sua agenda dos eventos

Switch to desktop Register Login

Exposição de Fotografia “Artur Pastor e os Mundos do Sul” em Tavira

Início: 30 Mar 19 18:00
Fim: 09 Nov 19 18:00
contactos veja em baixo

Esta exposição resulta da colaboração entre as autarquias de Lisboa e Tavira, da cooperação do Arquivo Municipal de Lisboa com o Museu Municipal de Tavira.
Artur Pastor foi um dos grandes fotógrafos portugueses do seculo XX. Iniciou a sua atividade na fotografia em Tavira, aos 23 anos, quando prestava serviço militar, captando imagens das almadravas da pesca do atum. Para além da qualidade e reconhecimento da importância nacional da sua obra, a razão desta exposição em Tavira é reforçada e justificada por esse percurso inicial.

Artur Pastor (1922-1999), nasceu em Alter do Chão, foi fotógrafo do Ministério da Agricultura e criador do Arquivo Fotográfico desta instituição, para o qual trabalhou toda a vida. Produziu um corpo de imagens único, de grande qualidade, vasto e completo, sobre a agricultura em Portugal nas décadas de 1940, 1950 e 1960. Fotografou também atividades relacionadas com a pesca na costa Algarvia, Nazaré, Sesimbra e Apúlia entre 1942 e 1970. Publicou os livros “Nazaré” em 1958 e “Algarve” em 1965, ambos com imagens e textos seus. Realizou diversas exposições e colaborou com inúmeras revistas e publicações nacionais e estrangeiras.

A presente exposição compreende diversas salas temáticas, com fotografias de Artur Pastor sobre agricultura, pescas, arquitetura, atividades artesanais, atividades de investigação agrícola e ainda uma retrospetiva da sua primeira exposição em 1946, “Motivos do Sul”. São expostos os seus primeiros trabalhos, desde 1942 até 1974, produzidos, com a sua Rolleiflex em negativo a preto e branco 6x6. Neste âmbito, são apresentadas provas originais produzidas por Artur Pastor para as suas exposições e provas atuais produzidas pelo Arquivo Municipal de Lisboa. Será apresentado um documentário “Paisagem de Artur Pastor”, realizado por Fernando Carrilho e produzido pela Videoteca Municipal de Lisboa em 2014.

O espólio de Artur Pastor foi adquirido, à família do fotógrafo, pelo Arquivo Municipal de Lisboa após a sua morte. Foi objeto de uma grande exposição em Lisboa, organizada pelo Arquivo Municipal a qual esteve patente no Arquivo Fotográfico e no Museu da Cidade em 2014. Desde a sua aquisição e primeira divulgação, a coleção de fotografia de Artur Pastor tem vindo a despertar crescente interesse do público, sendo progressivamente mais solicitada, tanto para ilustração como para mostras de caráter regional na Nazaré, Sesimbra, Alter do Chão, Lagoa e Évora.

A exposição será acompanhada de catálogo e de visitas orientadas.
Inaugura sábado, 30 de março de 2019, no Palácio da Galeria em Tavira pelas 18 horas. Patente ao público até 9 de Novembro 2019.

Palácio da Galeria - Museu Municipal de Tavira
Calçada da Galeria, 8800-306 Tavira
Horário: terça a sábado, das 09h15 às 16h30
Encerrado ao público: Domingos, segundas-feiras e feriados.
telefone: 281 320 540 (durante o horário de abertura) ou email: museu@cm-tavira.pt

Texto: Direcção do Arquivo Fotográfico da CM de Lisboa e curador Luís Pavão

AlgarvEventos 2011 - All rights reserved.

Top Desktop version