a sua agenda dos eventos

Switch to desktop Register Login

Exposição no Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria

Início: 07 Jul 18 18:00
Fim: 14 Out 18 16:30
contactos veja em baixo

O Museu Municipal de Tavira – Palácio da Galeria, a exposição “Mulheres Modernas na obra de José de Almada Negreiros”.
Inaugura, no dia 07 de julho, pelas 18h00 e poderá ser visitada, até dia 14 de outubro

Com curadoria de Mariana Pinto do Santos, a mostra junta 55 desenhos e pinturas, a larga maioria pertencente ao acervo da Coleção Moderna do Museu Calouste Gulbenkian, assim como excertos da sua obra literária e textos publicados nos jornais e revistas da época.
Na arte de Almada encontra-se a mulher moderna emancipada: a moda dos anos vinte, as mulheres fumadoras, sedutoras, rebeldes, artistas, cantoras, bailarinas, atrizes e desportistas ou acrobatas, enquanto representação da vida moderna.

No entanto, a mulher é ainda sujeita a um olhar masculino e voyeur que dominou a história da arte, tornou o corpo feminino em objeto e fez dele parte substancial da sua tradição.

Serão também mostrados exemplos da figuração feminina enquanto força de trabalho, com o retrato da expressão endurecida e sofrida das mulheres do mar em imagens que anunciam preocupações realistas, presentes na sua obra plástica dos anos trinta.

Esta mostra enquadra-se numa política de descentralização das exposições da Fundação Gulbenkian, que teve como ponto de partida a mostra José Almada Negreiros: uma maneira de ser moderno, realizada em Lisboa, a que se seguiu, no Porto, a mostra José de Almada Negreiros: desenho em movimento, realizada no Museu Nacional Soares dos Reis.

Museu Municipal de Tavira
Palácio da Galeria
Calçada da Galeria, (mapa)
8800-306 Tavira
Tel: (+351) 281 320 540 - receção  /  museu@cm-tavira.pt
terça-feira a sábado, das 10h00 às 16h30

AlgarvEventos 2011 - All rights reserved.

Top Desktop version