a sua agenda dos eventos

Switch to desktop Register Login

Exposição “Profissões Antigas de Cacela” - Santa Rita

Início: 19 Maio 18 18:00
Fim: 28 Dez 18 17:00
contactos veja em baixo

No Algarve é ainda possível encontrar profissões que revelam uma profunda ligação ao território. No mar e na ria, pescadores com os seus barcos tradicionais e mariscadores apanhando bivalves, nos campos do barrocal e da serra, agricultores a trabalhar a terra e pastores com as suas cabras, mestres caleiros junto a antigos fornos de cal em zonas de calcário e, dispersos nos montes e aldeias, barbeiros, merceeiras, costureiras, empalhadores e cesteiros.

São detentores de memórias e de antigos saberes-fazeres que conjugam um conhecimento profundo do meio natural, matérias e recursos disponíveis, dos ciclos astrais (influenciando sementeiras, colheitas, idas ao mar) com as necessidades dos seus habitantes.

Esta exposição resulta de trabalho de campo junto de 10 profissionais na zona de Cacela: agricultor, barbeiro, mestre caleiro, cesteiro, costureira, empalhador de cadeiras, merceeira, pastor, mariscador, pescador e calafate. Percursos de vida, heranças antigas, saberes, gestos e matérias que se registam para conhecer, lembrar e, quem sabe, inspirar novos caminhos…

A exposição estará patente ao longo deste ano e pode ser visitada no seguinte horário: De segunda a sexta-feira – 9h00 – 13h00 e 14h00-17h00

CIIP Cacela
Centro de Investigação e Informação do Património de Cacela
Antiga Escola Primária de Santa Rita
8900-059 Vila Nova de Cacela
Tel: (+351) 281 952 600
ciipcacela@gmail.com

AlgarvEventos 2011 - All rights reserved.

Top Desktop version